sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Livro sobre o cangaço será lançado nesta sexta-feira (23) em Miguel Calmon

Volta Seca foi o  mais jovem dos cangaceiros de Lampião.
Foto: O Cruzeiro 
Nesta sexta-feira (23), o tema cangaço estará em debate na cidade de Miguel Calmon, na região de Jacobina. Na oportunidade, a prefeitura, através de Secretaria de Educação, e o Colégio Polivalente promovem o lançamento do livro “As Quatro Vidas de Volta Seca” de autoria do pesquisador e escritor Robério Santos, que virá do estado de Sergipe exclusivamente para o evento

O livro narra a saga de Antônio Alves de Souza, mais conhecido como Volta Seca, que foi um cangaceiro sergipano do bando de Lampião, tendo ingressado no cangaço com apenas 11 anos de idade.

Nascido em 13 de março de 1918, no povoado de Saco Torto, em Sergipe, Volta Seca ficou no bando de Lampião até 1932, quando foi capturado e levado para a Casa de Detenção da Bahia, onde cumpriu 20 anos de prisão.

No livro “As Quatro Vidas de Volta Seca”, Robério Santos busca esclarecer muitos pontos na trajetória do lendário cangaceiro, incluído sua infância, a entrada no cangaço, a prisão e a reconstrução da vida em liberdade.

Além do lançamento do livro sobre a vida de Volta Seca, o escritor Robério Santos também aproveitará sua visita a região para manter contato com outros fatos relacionados ao cangaço. Foi em Miguel Calmon, no cemitério da Consolação, que foi sepultado Cristino Gomes da Silva Cleto, o famoso cangaceiro Corisco, um dos mais sanguinários membros do grupo de Lampião. Corisco foi morto em Barra do Mendes, na região de Irecê, pela volante do Tenente Zé Rufino, mas seu corpo foi trazido para Miguel Calmon.

Certidão de Óbito de Cristino Gomes da Silva, vulgo Corisco, emitida pela Comarca de Miguel Calmon em 27 de maio 1940, ou seja, dois dias após a morte do cangaceiro.


Em sua turnê pela região, Robério Santos ainda irá visitar outros municípios, a exemplo de Serrolândia, onde foram registrados confrontos entre as volantes e diversos grupos de cangaceiros, sendo que alguns desses bandoleiros foram abatidos pelas forças policiais.

A noite de autógrafos do “As Quatro Vidas de Volta Seca”, com a presença do escritor Robério Santos, será nesta sexta-feira (23), às 20 horas, no pátio do Colégio Polivalente, em Miguel Calmon.

Fonte: Notícia Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário