quinta-feira, 21 de junho de 2018

Em crise de audiência, Rede Bahia apela para fake news

Legenda do Jornal da Manhã noticia investigação de queda de avião em Salvador: acidente não aconteceu - REPRODUÇÃO/TV BAHIAEm meio a uma crise de audiência em seus telejornais, que têm perdido a liderança para a Record, a Rede Bahia, afiliada da Globo no Estado, exibiu nesta quarta-feira (20) uma notícia falsa: a queda de uma aeronave no mar do bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A cobertura do suposto acidente ocupou cinco minutos do noticiário Jornal da Manhã, o equivalente ao Bom Dia São Paulo na retransmissora. Leia mais clicando em mais informações

O matinal da Rede Bahia interrompeu uma reportagem às 6h12 para trazer informações sobre a suposta queda do avião. Ao chamar a repórter Andréa Silva, que estava no local do “acidente”, a apresentadora Thaic Carvalho pediu que os telespectadores do noticiário prestassem atenção no que viria a seguir.

Em sua entrada ao vivo, Andréa se gabou de que “o Jornal da Manhã estava bem perto dos fatos” e fez suposições sobre a aeronave que teria caído, cogitando que seria um modelo de pequeno porte, normalmente usado por executivos e empresas.

A repórter entrevistou um morador da região, identificado apenas como Marivaldo, que alegava estar no local na hora do acontecimento. Ele baseava seu relato em “uma luz forte e um clarão que chamou atenção”.

Entusiasmada, Andréa afirmou que o avião teria afundado e perguntou ao morador “se as luzes piscavam durante a queda”. Ao encerrar sua entrada, prometeu que voltaria ainda naquela edição com mais informações. 









Andréa, porém, não voltou mais. A notícia era falsa. Após o boato, a Marinha do Brasil fez buscas no local e constatou que não havia nenhuma anormalidade na região do mar do Rio Vermelho e que as chances de um acidente aéreo ter acontecido ali eram remotas. A emissora não desmentiu as informações noticiadas anteriormente.

Fonte: http://noticiasdatv.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário