quinta-feira, 26 de julho de 2018

CUT/Vox Populi: Lula tem 41% e venceria no primeiro turno

Uma nova pesquisa Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizada entre 18 e 20 de julho, aponta que o ex-presidente Lula mantém uma confortável dianteira caso possa concorrer ao Planalto. 

De acordo com o instituto, que não mediu cenários sem o ex-presidente, o petista tem 41% das intenções de voto, uma margem que seria suficiente para lhe render uma vitória no primeiro turno. Em maio, o Vox Populi indicava que Lula tinha 39% da preferência do eleitorado. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, é possível afirmar que seu eleitorado permanece estável. LEIA MAIS  ....
Lula terá de travar uma batalha judicial para ser candidato. Em tese, ele é inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância pelo caso do tríplex. O PT pretende registrar sua candidatura em 15 de agosto e tentar viabilizá-la no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal. 

Outros candidatos também variaram entre os dois levantamentos do instituto, mas sempre dentro da margem de erro. Jair Bolsonaro, do PSL, têm 12%, mesma porcentagem de maio. Ciro Gomes, do PDT, passou de 4% para 5%. Marina Silva, da Rede, caiu de 6% para 4%. Geraldo Alckmin, do PSDB, foi de 3% a 4%. Álvaro Dias, do Podemos, passou de 2% para 1%. 

A pesquisa indica que Lula têm a preferência de quase 60% do eleitorado no Nordeste. Entre os que ganham até dois salários mínimos, ele registra 49%. O levantamento indica um melhora de Lula junto ao eleitorado que ganha mais de cinco salários mínimos: ele saltou de 23% para 29% da preferência nessa faixa de renda. 

O instituto mediu que 40% dos eleitores já estão decididos em relação a seu voto. Outros 23% estão quase decididos, 19% ainda não se decidiram e 16% não tem nada decidido.

Fonte: Carta Capital


Um comentário: