sexta-feira, 27 de julho de 2018

Fake News: Pesquisa eleitoral não mostra Bolsonaro na liderança em todos os estados, diz Presidente do Instituto Paraná

Um boato que circula nas redes sociais e no WhatsApp alardeia que um levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na liderança da disputa pela Presidência da República em todos os estados brasileiros.

Segundo os números fictícios, o capitão da reserva do Exército lidera mesmo com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e bate o petista com boa folga em 25 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, a pesquisa falsa coloca Bolsonaro com 61,47% das intenções de voto, ante 37,27% de Lula. Aperto, mesmo, só no Ceará, onde os números fajutos apontam vitória do deputado por 32,46% a 31,22%. LEIA MAIS

Procurado pelo Me Engana que Eu Posto, Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, classificou os números atribuídos ao instituto como “fake news”.

“O Instituto Paraná Pesquisas não realizou essa pesquisa que mostra em todos Estados. Trata-se de uma Notícia Falsa. Nos próximos dias o Instituto Paraná Pesquisas estará tomando as medidas cabíveis e possíveis para esse caso”, diz o instituto, por meio de nota.

Não houvesse o desmentido oficial pelo Paraná Pesquisas, o leitor poderia notar o tom alarmista do boato e a “denúncia” de um suposto “complô” da imprensa profissional para esconder as informações. As duas características, como o Me Engana que Eu Posto frequentemente alerta, são muito comuns em notícias falsas e lorotas compartilhadas na internet.

Além do mais, conforme publicou o Radar no último dia 18, a mais recente pesquisa presidencial do Paraná Pesquisas em São Paulo mostra Bolsonaro com 21,1% da preferência ante 21% de Lula, um empate, muito longe dos 61,47% a 37,27% anunciados no boato.

Levantamento exclusivo feito e publicado por VEJA em janeiro apontou Jair Bolsonaro como o maior beneficiado por fake news que o engrandecem – assim como o caso da pesquisa fictícia. Das 18 notícias falsas a respeito do presidenciável analisadas, 67% tinham viés positivo, 22%, negativo, e 11% eram neutras.

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Fonte: Veja
Por Agmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário