domingo, 5 de maio de 2019

Depois de quase 10 anos iniciado, prefeitura conclui e inaugura Unidade Básica de Saúde em Itatiaia


O prefeito de São José do Jacuípe, município localizado no território do Jacuípe, Erismar Almeida (PV), inaugurou na noite deste sábado (04), a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Itatiaia. O ato de inauguração contou com a presença, além do prefeito, do vice Buinho, secretários e vereadores da base governista o deputado estadual Alex da Piatã e uma boa presença de moradores que estavam ansiosos para está inauguração. Leia mais




A UBS está localizada no Bairro Vila Formosa e recebeu o nome de Fidelina Patrocínia de Souza, saudosa mãe do ex-vereador, ex-vice-prefeito Antônio de Souza, importante liderança local que esteve presente para descerrar a placa inaugural. 


Antônio de Souza lembrou que desde quando iniciou a obra o nome seria o de sua mãe | Foto: Raimundo Mascarenhas

Antônio de Souza lembrou que a obra foi iniciada quando ele era vice-prefeito do município em 2011 e não foi concluída, e que só agora quase 10 anos depois o atual prefeito Erismar e toda sua equipe depois de muita luta conseguiu concluir e “me sinto muito feliz por essa homenagem a minha mãe, e em nome de nossa família agradeço a todos que apoiaram essa iniciativa”, falou emocionado Antônio que segundo ele, faz jus a homenagem também pelo fato daquela área de terra ter pertencido ao seu avô, pai de sua mãe e que foi doado para construção da obra. Dona Fidelina faleceu em 25 de novembro de 1988, aos 84 anos.


Secretário de Saúde Gilclébio Rios | foto: Raimundo Mascarenhas

Todos os oradores contaram a dificuldade encontrada para que essa obra foi retomada, a exemplo do secretário de saúde, Gilclébio da Silva Rios, segundo ele foi iniciada na gestão do ex-prefeito Antonio Roquildes Vilas Boas Almeida, e paralisada no final de 2011, ainda na gestão dele, passando pela gestão da ex-prefeita Maria Verusa Costa Matos, conhecida como Verinha, e logo que Erismar Almeida assumiu a gestão travou uma intensa luta, inclusive judicial, para conclusão e colocar em funcionamento. Ouça na integra esta entrevista do secretário.
Tocador de áudio
O vice-prefeito Buinho que é morador de Itatiaia esteve lado a lado do prefeito Erismar e segundo ele por diversas vezes buscou apoio no gabinete do deputado Alex da Piatã para marcar audiência com os órgãos competentes a fim de tentar destravar a obra e só agora foi possível.


Vice-prefeito Buinho disse que foram muitas viagens a Salvador para destravar esta obra | Foto: Raimundo Mascarenhas

Segundo o vice-prefeito, sem dúvida a maior ação de um governo é na área de saúde, pois, não tem que não precise de um atendimento e lembrou que em Itatiaia tinha apenas uma unidade de saúde e havia muita cobrança para abrir mais uma para desafogar a única existente ” e hoje é uma realidade, estamos ampliando o serviço de saúde para a população que esperava bastante por isso”, disse.


Prefeito Erismar garante que vai continuar a luta para destravar outras obras para melhor a vida da população que acreditou em seu governo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Erismar disse que não foi a primeira unidade de saúde que teve que ser retomada pelo seu governo, antes concluiu uma UBS na sede do município. Segundo ele teve um inicio de governo muito complicado por ter assumido uma Prefeitura inadimplente e os primeiros oito meses de gestão foi praticamente dedicado a limpar o nome do município para que pudesse firmar os convênios com os setores que viabilizavam as construções e reformas tão esperadas pela população.


Prefeito Erismar disse que seu governo tem 2 anos e quatro meses, mas só conseguiu iniciar pra valer após limpar o nome do município | Foto: Raimundo Mascarenhas

Erismar disse que está UBS inaugurada em Itatiaia foi a principal causadora da inadimplência e depois que conseguiu destravar a obra teve que destinar cerca de R$ 125 mil de recursos próprios para concluir – Ouça 
Tocador de áudio
O deputado Alex da Piatã também fez um discurso lembrando da dificuldade de Erismar que pegou o município no SERASA, sem nenhuma certidão negativa, sendo que um dos empecilhos era justamente esta obra que foi inaugurada, pois, não havia nenhuma prestação de contas ” e o prefeito Erismar juntamente com Buinho foi atrás, providenciou os documentos e com recursos próprios concluiu e tenho certeza que aqui vai cuidar da saúde preventiva de boa parte da população de Itatiaia”, disse o deputado.


Alex disse que nenhum município do porte de São José do Jacuípe tem um prefeito fazendo tanto quanto Erismar

Alex disse também que vêm outras conclusões de obras a exemplo de um ginásio que está parado, uma creche que o prefeito já está providenciando, um colégio do Estado, esse já é uma conquista da nova gestão que em breve vai ser licitado. “Vale lembrar que no Governo Erismar já foi investido mais de um milhão de reais em sistema de abastecimento de água na zona rural, e podemos afirmar que já passa de três milhões em investimentos em tão pouco tempo somente na região do distrito de Itatiaia” afirmou o parlamentar.


Ambiente super confortável para quem precisar | Foto: Raimundo Mascarenhas

Sobre a UBS 
Esta UBS funcionava junto com outra equipe em um mesmo espaço físico e agora oferecerá atendimento com dentista, pediatra, clínico geral e ginecologista, além de equipe com enfermeiro e técnicos de enfermagem, farmacêutico e recepcionistas.


Descerramento da placa | Foto: Raimundo Mascarenhas

A unidade possui área para recepção, sala de espera, arquivo, sala de procedimentos, consultórios de enfermagem, médico, odontológico, especialidades; copa, depósito de material de limpeza, sanitários para pacientes e pra funcionários, sala de imunização, farmácia e central de material e esterilização.


Moradores conhecem a nova Unidade Básica de Saúde | Foto: Raimundo Mascarenhas

Funcionará de segunda à sexta-feira das 08h às 17h e beneficiará aproximadamente três mil pessoas. Haverá médicos dentista e enfermeiro quatro dias semanais, psicólogo e nutricionista uma vez na semana, além de educador físico.


Prefeito, vice, secretário, deputado e filho da homenageada comemoram a grande conquista | Foto: Raimundo Mascarenhas

Entrega de trator
O município foi contemplado pelo o governo do estado com a entrega de um trator para o crescimento e fortalecimento da produção agrícola família. O equipamento é fruto de emenda apresentada pelo o deputado federal Udurico Junior (Pros) e o evento de entrega da Patrulha Agrícola Mecanizada ocorreu na cidade de Morro do Chapéu, quando o governador Rui Costa comemorava a viagem de número 500 ao interior do estado. Oficialmente o equipamento foi entregue aos agricultores da região de Itatiaia.


Trator que também está atendendo Itatiaia foi apresentado no ato da inauguração da UBS

Além desta patrulha agrícola, outros cinco servem as associações de agricultores. Aproximadamente 1.500 famílias que residem na zona rural e é chegado o tempo do plantio, “portanto o trator chega a uma boa hora”, lembrou o secretário da agricultura Rodrigo Almeida.


Prefeito e deputado faz entrega simbólica da chave do trator

FONTE: Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário