terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Celular libera radiação que faz Bombril (palha de aço) pegar fogo, mostra vídeo #boato

Screenshot_20200203-185420_Chrome
Quando falamos em desinformação na internet, o “câncer” (ou formas de se prevenir ou curá-lo) é figurinha carimbada. Os telefones celulares também sempre aparecem em fake news. Na história de hoje, um “jênio” conseguiu fazer a mágica de juntar celular e câncer em uma só história. Leia mais 

Um vídeo está deixando muita gente intrigada na internet. As imagens mostram um telefone celular “cercado” de pedaços de palha de aço (no Brasil, o famoso Bombril). Quando o aparelho recebe uma ligação, o Bombril começa a pegar fogo. Junto ao vídeo, há alertas que apontam que a radiação do telefone celular causou o processo e que ela afeta o sistema nervoso, o sono e causa câncer. Leia e assista:



Dorme com o celular pertinho de você e a RADIAÇÃO que ele libera, VOCÊ não vê, porém, o BOMBRIL te mostra. Afeta Sistema Nervoso, o sono e causa câncer.

As imagens e o alerta são muito impressionantes. Mas será mesmo que a tal palha de aço pegou fogo por causa da radiação do celular? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem e o histórico desse tipo de boato já nos causaram desconfianças. O texto em questão tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis.

Com uma “pulga atrás da orelha”, fomos atrás de mais informações sobre as “acusações contra o telefone celular”. É fato que os celulares emitem radiação e que há diversos estudos para mensurar possíveis danos. Porém, não há qualquer evidência ou comprovação científica de que ela faça mal.

Se há dúvidas em relação ao mal que o celular pode causar, sobre o vídeo não há dúvida alguma. Ele é fake mesmo. A primeira evidência disso está em um teste feito por um youtuber aqui do Brasil. Ele colocou os telefones celulares na “posição de combustão” com o Bombril e, como vocês podem ver, nada aconteceu.
Mais uma busca e descobrimos que a balela foi desmentida nos Estados Unidos e na Croácia. De acordo com o site Faktograf, a história se espalhou com críticas à tecnologia 5G na Croácia. Já de acordo com o site Snopes, o vídeo nada mais é do que fruto de uma edição. Eles conseguiram “matar a charada” diminuindo a velocidade da filmagem. Com a filmagem em velocidade baixa é possível perceber que o “fogo se acende” fora da palha de aço (em uma camada acima). 

Fonte: Boato Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário