sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Coronavírus: Cinco novos casos com suspeita clínica são notificados na Bahia

011
Cinco novos casos foram notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus na Bahia. De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), emitido às 10h55 desta sexta-feira (28), de janeiro para cá, 17 casos foram notificados. Neste momento, ainda de acordo com o órgão, encontram-se em análise laboratorial amostras de oito pacientes. Quatro deles estão em Salvador, três em Feira de Santana e um em Itabuna. O restante foi descartado após análises laboratoriais. LEIA MAIS 

O órgão destaca que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. 

Já os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os considerados leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada para a Fiocruz Rio de Janeiro.

"Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito", informou a pasta.

Fonte: BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário