quarta-feira, 25 de março de 2020

Quem era Cesiano Carlos do Nascimento, ex-prefeito de Capim Grosso?

Capim Grosso perdeu hoje, 24 de março, uma de suas figuras lendárias, Cesiano Carlos do Nascimento, nascido em 1947, natural de Várzea da Pedra, Fazenda do Município de Capim Grosso, foi o primeiro prefeito da cidade, reverenciado por muitos, até hoje é possível ver obras realizadas em seu mandato. Leia +
A história do Poder Executivo do município começou com a primeira eleição da cidade no dia 15 de novembro de 1985, quando foi eleito seu primeiro prefeito, o Sr. Cesiano Carlos do Nascimento, que venceu o Sr. José Mendes de Queiroz.

César um dos responsáveis pela emancipação do município é recebido com festa pela população

César sempre foi engajado na política de Capim Groso, após ficar de fora por quatro anos, quando seu sucessor, o advogado Florigil foi derrotado por Dr. Pinheiro nas eleições de 1988, César tentou retornar ao cargo de prefeito nas eleições de 1992, mas devido a problemas em sua gestão anterior não pode ser o candidato, cedendo o lugar para Sissi Machado, que concorreu o pleito com Paulo Ferreira. Em 2004 César finalmente pode concorrer às eleições, mas devido a quantidade de candidatos daquele pleito, já que a oposição se dividiu entre a sua candidatura que tinha como vice Sivaldo Rios e a do empresário Mizael Ferreira, a sua chapa obteve mais de 3 mil votos, mas foi superada pelos candidatos Itamar Rios e Paulo Ferreira, este sendo eleito prefeito.
César sempre foi lembrado por políticos e empresários como um prefeito de boas obras no município, reconhecido pela qualidade de seus feitos, a exemplo disso é a construção do Colégio Municipal de Itatiaia quando era distrito de Capim Grosso.
O ex-prefeito sempre se fazia presente em atos públicos

Muitas pessoas lamentaram a morte do Cesiano, o ex-prefeito Itamar disse “Sempre estivemos em campos opostos, mas isso não impedia à amizade e o respeito que sempre tive por ele. Homem educado e de fino trato, gozava de admiração e respeito de sua gente”.
Um de seus maiores parceiros na política o ex-prefeito Sivaldo Rios esteve ao seu lado até o último momento, foi um dos amigos que estiveram na UPA quando os profissionais ainda tentavam reanima-lo, Sivaldo também tentou acalmar amigos e familiares para dar a notícia que ninguém queria ouvir.
A Câmara de vereadores através do seu Presidente Bruno Vitor, emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte ex-prefeito César, informou que o velório será realizado no auditório da Câmara a partir do meio dia desta terça-feira, 24. Mas diante da situação vivida por conta pandemia do coronavírus, é aconselhável que os munícipes evitem ir ao velório, deixando sua solidariedade através de mensagens em rede social e ligações para os familiares.
A prefeitura também se manifestou emitindo uma nota lamentando a morte e ressaltando a importância que Cesiano teve para o município e sua emancipação política.
Na rua, César era um cidadão educado, cumprimentava todo mundo pelo seu bordão preferido, “companheiro”, assim ele chegava de forma mansa e falava bom dia companheiro, boa tarde, boa noite, jeito simples sempre teve na educação um de seus pilares, admirado pela forma educada de se portar diante das pessoas e de seu posicionamento político. Diante de toda falha que o ser humano pode ter, César era um cidadão comum, de fino trato.
O FR Notícias se solidariza com os familiares e munícipes que nesse momento se entristecem com a perda repentina do amigo e ex-prefeito Cesiano Carlos do nascimento.
César sempre atento a questões econômicas da cidade na inauguração do Instituto de Olhos Gonzaga

  César foi casado com a professora Maria José Zezé, com quem teve três filhos, Alisson, Lilian, Liliane e Camila. De uma família de nove irmãos sendo as mulheres Renilda Nascimento (in memoriam), Nilda Nascimento e Neide Nascimento, os homens Bonege Nascimento (in memoriam), Ivo Nascimento (in memoriam) Moisés Nascimento (in memoriam), Landulfo Nascimento (in memoriam) e Edelzo Nascimento, este último tido exercido cargo de vereador do município.

Redação FR Notícias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário