terça-feira, 26 de maio de 2020

Moradores da região de Irecê se revoltam com reportagem exibida em rede nacional


AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Repercute mal entre moradores da região de Irecê, a reportagem exibida pela Record TV, em que mostra a situação de uma família que vive em extrema pobreza em uma comunidade quilombola, no município de Jussara. Leia +

Mas, inicialmente, vale destacar que choveu regularmente esse ano no sertão baiano, o que proporcionou para a região uma das melhores safras. “As pessoas ficam indignadas, pois as coisas boas que a região produz parecem não ter valor, não são mostradas para o Brasil”, falou Roniclei Silva, natural de Irecê, e que atualmente mora em São Paulo.

Por causa da reportagem considerada por muitos como sensacionalista, alguns leitores do Central Notícia enviaram fotos à redação com os seguintes dizeres: “Olha como está em 2020!” ‘TV Record, nossa região de Irecê está assim. Muita fartura, graças a Deus’. ‘ Temos a criação de cabras para produção de leite em Jussara, produção de pinha em Presidente Dutra, da cebola e tomate irrigados em Canarana, João Dourado, Cafarnaum, e o comércio forte em Irecê, as faculdades, etc.’

Não é de hoje que conteúdos jornalísticos, assim, que só mostram o lado negativo da região são veiculados em todo o país. A mesma emissora, há cerca de 15 anos, propagou uma matéria na qual dizia que havia gente comendo até ‘calangos’ para sobreviver na região.

“Se vocês assistirem à Record nos outros estados, vocês iriam ficar horrorizados. Essa reportagem é uma das que passam para os outros estados do Brasil e eu já assisti, quando estive na cidade de Porangatu (GO), disse Aurelino Pereira, morador de Central.

Em 2000, foi fundado com sede na cidade de Irecê, o Projeto Nova Canaã, que já atendeu diversas famílias carentes do sertão, na área de educação, esporte e assistência social, além de gerar muitos empregos. “ Ninguém está tirando o mérito do projeto, aliás, reconhecemos sua importância na vida das pessoas. O que repudiamos é a forma pejorativa como a região é vista lá fora por causas dessas matérias exibidas na grande mídia”, desabafou Alex Dourado. 

Veja a nota na íntegra
Venho me pronunciar com relação ao vídeo feito pela TV Record, expondo uma família do povoado quilombolas do município de Jussara-BA.

O povoado é quilombola. Significa que tem 100% de cobertura do PBF. Outrossim, fizemos parceria com a Fundação Palmares e a gente vem assistindo a comunidade com cestas básicas.

É um núcleo familiar que sempre é acompanhado pela equipe técnica.

Não negamos a realidade de vulnerabilidade social em que se encontra. Porém, vamos nos ater aos fatos!

Quão bondosos benfeitores que invadem o município, expõe uma família e sequer se dá ao trabalho de procurar o poder público para saber o que é feito e como poderiam mudar esta realidade?

A mesma equipe que há alguns anos atrás, vieram ao território de Irecê e fizeram um show de horrores, denegrindo a imagem da região celeiro do Brasil?

O município de Jussara informa que tomará todas as medidas cabíveis para que nenhum cidadão filho seu seja exposto ou explorado financeiramente por este tipo de iniciativa repugnante!

Agradeço aos amigos pela preocupação e apoio prestados.

Grata

Denise Karla Correia

Séc. Mun. Assistência Social de Jussara

Fonte: Central Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário