domingo, 4 de outubro de 2020

TSE divulga ferramenta online para receber denúncias de disparo em massa no WhatsApp


TSE divulga ferramenta online para receber denúncias de disparo em massa no WhatsApp 

Como medida de enfrentamento de “comportamentos inautênticos” durante as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online no qual a população pode denunciar disparos de mensagens em massa feitos através do WhatsApp (clique aqui para acessar a ferramenta). Leia +

 

A iniciativa se dá porque a partir deste ano este tipo de propaganda está expressamente proibida pela Justiça Eleitoral. Além disso, os termos de uso do próprio aplicativo vedam o envio de mensagens em massa e o WhatsApp se comprometeu a investigar as denúncias e desativar contas suspeitas, além de enviar as informações ao TSE. 

 

A proibição visa desestimular o uso de robôs e contas falsas para promover campanhas de ódio, que segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto BArroso, “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário