quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Pesquisa intitulada trajetórias clínicas de homens que tiveram a COVID-19 é realizada no município de Quixabeira


Pesquisa compõe um conjunto de estudos realizados pelo Grupo de Estudos sobre o Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação do Professor Me. Anderson Reis e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Quixabeira, com a colaboração do Centro de Enfrentamento à COVID-19 do mesmo município. Leia mais

Foram realizadas investigações epidemiológicas através das notificações da COVID-19 dos casos suspeitos e confirmados, análises de prontuários clínicos, entrevistas com homens usuários do serviço que tiveram diagnóstico da COVID-19 e a observação não participante do servico ofertado no centro de enfrentamento à COVID-19. Todos os procedimentos metodológicos respeitaram os princípios éticos da pesquisa. 

Os resultados preliminares estão divulgados na forma de cards de comunicação em saúde. Estudos maiores estão sendo desenvolvidos e serão submetidos para publicação em revistas científicas renomadas de alcance nacional e internacional sobre o área. 

O município pesquisado destacou-se pela resposta dada ao enfrentamento da pandemia e do avanço da COVID-19 em uma cidade de pequeno porte localizada no semiárido da Bahia. Além disso, confirmou um cenário de prevalência da população masculina acometida pela COVID-19, tal como apontam os indicadores nacionais e em outras partes do mundo, o que justifica a realização de pesquisas que aprofundem o conhecimento sobre a problemática.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário