sábado, 6 de fevereiro de 2021

Empresas de Capim Grosso tem WhatsApp clonado

Nos últimos dias várias empresas de Capim Grosso relataram diversas tentativas de casos de golpes via whattsapp, através da clonagem do número de telefone obtendo acesso ao aplicativo, em alguns casos os golpistas se passavam pelas empresas e tentavam obter vantagens financeiras, como depósitos em conta e até constrangendo clientes destes comércios. Entre os estabelecimentos que sofreram a tentativa de golpes estão salão de beleza e clínicas que tiveram muitos transtornos para resolver a situação.

Em tempos de uma ascensão muito grande do comércio virtual, vários tipos de golpes são articulados por esses criminosos, inclusive a falsificação de páginas com promoções e sorteio falsos para roubar dados dos clientes.   

Para não cair neste tipo de golpe, é preciso ficar atento as informações a seguir:

Não compartilhe código de confirmação via SMS:  Após conseguir o número do telefone da vítima, o criminoso faz uma chamada fingindo ser um funcionário de suporte técnico de um site conhecido ou da operadora, para solicitar que a vítima compartilhe um código de confirmação via SMS; na verdade, o código foi enviado pelo próprio fraudador.

Não clique em link recebido: Se a vítima clicar no link recebido, permite que os criminosos clonem a conta e procurem mais contatos, para enganá-los. Com isso, o usuário pode perder o controle do WhatsApp, enquanto o fraudador pode ler e enviar mensagens em seu nome e pede algum tipo de ajuda financeira, alegando precisar fazer um depósito ou outra transação bancária.

Vale salientar que quando o aplicativo é instalado em outro aparelho, o usuário original não consegue mais acessar o programa e até ele descobrir que aquele problema aparentemente técnico se trata de um golpe, pode ser tarde demais. Além disso, como a maioria possui uma vasta agenda, não é tão simples assim avisar a todos.

FR Notícias com informações Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário