sexta-feira, 2 de julho de 2021

Sesab nega aplicação de vacinas com validade vencida

 

Sesab nega aplicação de vacinas com validade vencida
Foto: GOVBA

A secretaria da Saúde da Bahia negou a aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida, em nota enviada no final da tarde desta sexta-feira (2).


"A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado", diz a nota.

 

"Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina", continua o comunicado.

 

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

 

O posicionamento é uma resposta após publicação do jornal Folha de S. Paulo, que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país.

 

Em nota, a Secretaria da Saúde de Salvador disse que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas.


O órgão também destaca que a coordenação de imunização da secretaria identificou "episódios de equívocos relacionados ao lançamento de dados no sistema informatizado da estratégia, ou seja, a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e APENAS O REGISTRO no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário