quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Quixabeira: Segunda Etapa do Rastreamento do Câncer de Mama é realizada na Policlínica de Saúde


Durante essa semana o programa “Saúde sem Fronteiras”, do Governo do Estado da Bahia, realiza a segunda etapa do rastreamento do Câncer de Mama na Policlínica Regional de Saúde de Jacobina.

Em Quixabeira,  702 mulheres, com idades entre 40 e 69 anos, foram atendidas na primeira etapa do Saúde sem Fronteiras que aconteceu no mês de setembro na cidade. Do total 64 mulheres foram notificadas com alguma alteração no resultado da mamografia. Essas pacientes estão sendo encaminhadas entre hoje (quinta/11), e amanhã (sexta/12), , para a Policlínica Regional de Jacobina, onde serão avaliadas com mastologistas.

Caso haja alteração nos primeiros exames, a paciente fará novos procedimentos como mamografia, ultrassonografia e biópsia, e com a confirmação de uma possível doença, irão avançar no tratamento necessário, como o encaminhamento para hospital de referência da Bahia.

O objetivo da ação é dar continuidade ao processo de detecção precoce e ao tratamento da doença em todo o estado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – organização vinculada ao Ministério da Saúde –, o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais atinge mulheres no país, perdendo apenas para o câncer de pele.

A ação, que visa prevenir e/ou detectar o câncer de mama, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Quixabeira, através da Secretaria de Saúde.


Blog do Ril de Beto


Nenhum comentário:

Postar um comentário